reunião da Frente Nacional de Prefeitos – Cerimônia do prêmio “Inovação em Mobilidade”. 

Essa última onda de calor intensa, a oitava deste ano, atingiu mais de 2,7 mil municípios (dados do Inmet). Setembro foi o mês mais quente da história. Essa será a pauta principal da próxima reunião da Frente Nacional de Prefeitos, momento também da cerimônia do prêmio “Inovação em Mobilidade”.

Estamos muito felizes com o baita reconhecimento de sermos finalistas, com os Bondes a Pé, do prêmio Inovação em mobilidade e, sobretudo, por explicitar a importância da Mobilidade a pé no combate à crise climática! Estima-se que 40% dos deslocamentos diários, no Brasil, são feitos exclusivamente a pé. Se incluídos os 28% dos deslocamentos diários em transporte coletivo — que sempre possuem um trecho também a pé no início e/ou final do deslocamento — , os deslocamentos a pé chegam a 68% do total. No entanto, os veículos individuais motorizados são os priorizados no espaço público: ocupam mais de 80% do sistema viário, apesar de somente 26% das viagens serem realizadas por meio de automóveis. Além disso, no país, o setor de energia é responsável por 21% do total de emissões de gases de efeito estufa. Destes, as atividades de transportes ocupam o primeiro lugar: com 49% do total das emissões

Bonde a pé – estímulo à mobilidade ativa em 03 formatos – Escolas Públicas, conectando as crianças à cidade; Congressos e Shows; e Vistoria de Caminhabilidade, traz na prática a discussão da mobilidade na cidade, que deve ser contínua e deve acontecer em todos os momentos e situações em que estamos fora de casa, vivendo na cidade.

O ato de caminhar, além de saudável e sustentável, deve ser compreendido como uma maneira prática de reivindicarmos de volta o uso da cidade – sendo também uma grande aliada do combate à crise climática, a partir de um planejamento urbano que leve em consideração a participação social, adequada infraestrutura, com segurança pública e medidas de segurança viária, com readequação das velocidades, conectada ao transporte público coletivo de qualidade, somada a medidas de redução de viagens por automóveis individuais motorizados nas ruas e, consequentemente, a emissão de gases do efeito estufa e outros gases poluentes.

camiga