Idioma:

FoCA 2_04_mar_2017

FoCA – Formação Corrida Amiga (Segunda Edição)

O que é o Transporte a pé para você?

“(ele) …permite enxergar a cidade de um jeito que nenhum outro tipo de transporte proporciona. Uma modalidade em que você depende de você, sua vontade, seu tênis e no meu caso muito protetor solar!!

No último dia 04 de março a Corrida Amiga realizou o segundo FoCa…

 

E ela – a FoCA – chegou cheia de novidades.

Recheada de dinâmicas diferentes e com o intuito de promover uma manhã de vivência do transporte a pé, a Formação Corrida Amiga, FoCA, propôs aos participantes um desafio entre transportes, que permitiu comparar a eficiência de diversos meios de locomoção (a pé, bicicleta, ônibus, metrô e carro) garantindo a oportunidade de discutir entre os participantes a eficiência do transporte a pé, bem como compartilhar as barreiras e as resistências que muitas vezes assombram a dificuldade de colocarmos o pé na rua.

A dinâmica prática que experimenta a caminhada e a corrida nas ruas, promovida por nosso embaixador e graduando em Educação Física Vinícius Pereira, trouxe elementos interessantes e dicas importantes para quem quer começar a prática do transporte a pé. Contar com a experiência e a percepção de cada participante, certamente possibilitou uma troca intensa e o aprendizado mútuo.

Foi uma manhã colorida e cheia de impressões bonitas. A possibilidade de experimentar na prática o deslocamento a pé, aproximando-nos de seus benefícios, certamente gera bons caminhos e novas percepções de nossa cidade, nosso bairro e nos torna protagonistas de nossas rotas.

Experimentar um pouquinho do que 36% dos brasileiros usam diária e exclusivamente (no Brasil, 36% das viagens são feitas exclusivamente a pé) é um convite a mudar nossa rotina, nosso olhar e ressignificar trajetos. É poder vivenciar e experimentar o bem-estar para além dos vidros e SEM o trânsito (de veículos motorizados).

Nossos participantes podem te contar um pouquinho mais sobre esta experiência – logo aí embaixo –  e confira aqui o vídeo do Canal Mova-se que acompanhou este dia cheio de energia!

Venha com a gente! Bora botar o pé na rua!

“(poder vivenciar) Muitas coisas que não veríamos de carro, de ônibus .. Além do stress. Se você anda, você não tem stress algum. Você está caminhando – sem horário para chegar porque estamos no fim de semana – Isso (o percurso) de carro ou de ônibus seria bem ruim. Está muito gostoso e incentivo todo mundo a andar a pé” (Marília – participante do FoCA).

“A percepção – eu percebo mais a cidade quando ando a pé – percebo mais as necessidades das cidades, as necessidades dos cidadãos, as necessidades de todos nós. “ (Angel- participante do FoCA)

“(A vivência me proporcionou a oportunidade de) conhecer pontos que, normalmente, no transporte público a gente não conhece e a interação do público” (Rafael – participante do FoCA)

“Gostei muito da experiência. Sempre procuras essas experiências de caminhada pela cidade e foi muito enriquecedor para mim.  (Alessandra – participante do FoCA)

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *