Como surgiu e o Que Fazemos
Fundado em 2014, o Instituto Corrida Amiga surgiu inspirado no conceito de microrrevoluções urbanas e na vivência pessoal de sua fundadora, Silvia Stuchi, que, ao retornar ao Brasil após realizar parte de seu doutorado no exterior, conheceu Renato Mello. Inspirada também pela atuação da ONG Bike Anjo, Silvia percebeu no ato de caminhar não apenas uma escolha cotidiana, mas um gesto político e urgente: era preciso reivindicar o direito de ir e vir com segurança e tornar as cidades mais humanas, acessíveis, saudáveis, sustentáveis e justas.
Desde então, o Instituto Corrida Amiga tem protagonizado ações em defesa da mobilidade ativa, do direito à cidade e da ocupação dos espaços públicos. Com o engajamento de uma equipe interdisciplinar e a força do voluntariado, já beneficiamos mais de 26 mil pessoas na região metropolitana de São Paulo, impactando diretamente a vida de crianças, jovens, adultos e idosos.
Campanhas nacionais como Calçada Cilada, Travessia Cilada e A Pé ao Trabalho mobilizam a sociedade brasileira e pressionam por transformações nas cidades. Mais de 8 mil crianças participaram de atividades presenciais e online junto a instituições parceiras — em sua maioria escolas públicas — promovendo educação cidadã, saúde, inclusão e cuidado com o meio ambiente.
Com ações alinhadas às Agendas 2030 e Climática, seguimos firmes “fazendo a revolução do óbvio” e transformando o cotidiano urbano rumo a cidades mais caminháveis, inclusivas e vivas.
Equipe Multidisciplinar



Silvia Stuchi
Bacharela em Gestão ambiental
Instagram | LinkedIn | Lattes
Grazi Mingati
Arquitetura e Urbanismo
LinkedIn






Mity Hori
Administrativo
Instagram
Arthur Santana
Ciências Atuariais | Lazer e turismo
LinkedIn
Fabio Botari
Direito
LinkedIn






Nathalia Zampronha
Educação Física
Instagram
Luciana Souza
Artes Cênicas | Educação Artística
LinkedIn
Marina Pereira
Psicologia
Instagram


Participação Especial
O espaço do Canto Cidadão, instituição que desenvolvemos ações em parceria, é amigável para pets e podemos contar com as cias fofas da Glorinha e do Vitório, nossos colaborAUdores, que nos fazem sorrir e trazem mais qualidade de vida para toda a equipe. Quer conhecer a turma e o espaço? Nos mande uma mensagem para combinarmos um café!


Vitório
Glorinha
Conheça os lares de acolhimento que transformaram as histórias de Vitório e Glória — e também a nossa: o Cafofo da Kylvia (in memoriam), hoje sob os cuidados do Patinhas Unidas Brasil, e o Abrigo Vida de um Anjo. 💛🐾
Prêmios

Prêmio Empreendedores de Sucesso 2025, de Ermelino Matarazzo, pelo nosso trabalho no território educador da Vila Cisper – ZL, desde 2019.
Finalista e destaque do Mapa de Iniciativas Urbanas 2025, uma ação conjunta do Place e Instituto Cidades Responsivas
2º lugar no prêmio “Inovação em Mobilidade”, da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, em 2023
Menção honrosa na categoria Práticas Pedagógicas do concurso CAU Educa 2021 – Projeto Práticas Pedagógicas presencias: Circuito do pedestre e Bonde a Pé
Seleção para a plataforma Arbo do IAB Brasil – Cartilha “Práticas Pedagógicas”
Vencedor do prêmio Vozes da Mobilidade 2021, do jornal O Estado de S. Paulo – Publicação Andar a Pé eu Vou (Projeto Como Anda)
Vencedor do prêmio Descarbonário Brasil 2021 – Projeto: Laboratório de Ação Direta para Mobilidade a Pé – Lab.MaP (Projeto Como Anda)
2º lugar no prêmio “melhores trabalhos”, na Categoria Ciências Ambientais no 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) – Projeto: A Mobilidade Ativa na Comunidade do Entorno da EACH/USP (autoria de Caio Matsuoka, Ludmilla Duarte, Silvia Stuchi e Sonia Paulino)
Somos Parte
Civis - Plataforma de Ciência Cidadã
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - SP
DER-SP - Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI)
Global Alliance of NGOs for Road Safety
IFP - International Federation of Pedestrians
Rede Esporte pela Mudança Social (REMS)
ReDUS - Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável
Um Pouco de Nossa História
2025
- Travessia Cilada foi finalista e destaque do Mapa de Iniciativas Urbanas 2025, uma ação conjunta do Place e Instituto Cidades Responsivas
- Entramos para a CIVIS, plataforma latino-americana de Ciência Cidadã desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT, em código aberto a partir da EU-Citizen.Science:
- Rafael Fontes, foi selecionado para representar o Instituto Corrida Amiga na JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), órgão colegiado integrante do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)
- O Instituto Corrida Amiga é oficialmente membro associado da Global Alliance of NGOs for Road Safety
2024
- SESC – Promovendo saúde e mobilidade ativa: Durante o Dia do Desafio, realizamos atividades como Bondes a Pé e o Circuito do Pedestre
- Hospital Albert Einstein – Mobilidade no dia a dia: Promovemos 18 Bondes a Pé
- Exposição Unibes Cultural – Reflexões sobre mobilidade: Com 8 módulos temáticos, a exposição atraiu mais de 3.000 visitantes, promovendo uma visão inclusiva e sustentável sobre o caminhar nas cidades
- Em parceria com o UNICEF, atuamos no projeto Geração que Move, da iniciativa Agenda Cidade UNICEF, em Cidade Tiradentes
- Campanha Travessia Cilada 2024: Mapeamos cerca de 170 travessias em 21 cidades
2023
- Realização de atividades para o fortalecimento da participação dos adolescentes e aperfeiçoamento de políticas públicas em mobilidade segura no território de Cidade Tiradentes, em parceria com o Instituto Pombas Urbanas (Centro Cultural Arte em Construção), no âmbito do projeto da UNICEF #AgendaCidadeUNICEF em São Paulo.
- Realização do projeto EducANDO nos Espaços Públicos: Práticas Lúdicas em urbanismo, com parceria de fomento do CAU/SP no âmbito do programa CAU EDUCA.
- Lançamento da publicação “A cidade sob o olhar das crianças a partir da mobilidade urbana”, que apresenta experiências de práticas pedagógicas para a ampliação da participação de crianças e adolescentes nas tomadas de decisões em diferentes escalas – cidade, bairro, rua, com foco na mobilidade urbana.
- Lançamento e-book Competências socioemocionais e vidas ativas. A publicação é parte da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp).
- Participação no Congresso ARENA ANTP 2023 com os Bondes a Pé, entre a estação de metrô Santo Amaro e o Transamérica Expo Center e na mesa “A Mobilidade ativa como impulsionadora de cidades vivas”, apresentando as atividades realizadas pelo Instituto Corrida Amiga em prol de cidades mais vivas e ativas.
- 2º Lugar no Prêmio “Inovação em Mobilidade” da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, com a atividade Bonde a Pé, na categoria “Soluções inovadoras para a mobilidade urbana equitativa, segura e sustentável".
2022
- Execução do segundo ano do Projeto Escola Ativa: despertar para o esporte, aprovado via Lei de Incentivo ao Esporte
- Aprovação do registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo
- Participação no treinamento do projeto Rexona Quebrando Barreiras. Iniciativa que busca explorar novas ferramentas para inspirar os jovens a se movimentarem mais e promover saúde e bem-estar por meio do acesso, da inclusão e da igualdade de gênero
- Publicação da 2ª edição da Cartilha Práticas Pedagógicas, material desenvolvido de modo colaborativo com a equipe técnica e com o grupo de voluntariado da Corrida Amiga, reunindo atividades lúdico-pedagógicas presenciais e online que realizamos com diversos públicos
- Realização das práticas pedagógicas Circuito do Pedestre, Twister da Mobilidade e Bonde a Pé com crianças de escolas públicas da cidade de Jundiaí, em parceria com o Ateliê Navio, implementador dos conceitos da Rede Urban95 no município. Além do trabalho de engajamento comunitário, levantamento de dados do espaço público e monitoramento da qualidade do ar nas regiões de Vila Arens e Jd. Tarumã/São Camilo.
2021
- Lançamento do Guia do Transporte a Pé 2021
- Execução do Projeto Escola Ativa, o despertar para o esporte. Aprovado via Lei de Incentivo ao Esporte
- Lançamento da Publicação "Práticas Pedagógicas"
- Execução do projeto Lab.Map pelo projeto Coma Anda (Corrida Amiga, Cidade Ativa, Caraminhola - Reprojeto de Escola e CalçadaSP)
- 8ª Edição da Campanha Calçada Cilada
- Execução do projeto "“EducANDO nos espaços públicos”, um dos 10 projetos brasileiros selecionados na iniciativa “Mulheres liderando a Ação Climática”, lançada pelo Fundo Casa Socioambiental, parte da aliança global GAGGA (Global Alliance for Green and Gender Action)
- Lançamento da Cartilha EducANDO nos Espaços Públicos: Práticas Lúdicas para Ação Climática
- Realização das primeiras intervenções lúdicas na cidade de São Paulo
- Projeto “A Mobilidade Ativa na Comunidade do Entorno da EACH/USP” foi premiado como o 2° melhor trabalho apresentado no 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP).
2020
- Participação na Global Perspectives on Law, Policy, and Mobility Innovation Conference, em Michigan, EUA
- 7ª edição da Campanha Calçada Cilada, realizada de modo online, por conta da Pandemia
- Lançamento da Publicação "Andar a pé eu vou: Caminhos para defesa da causa no Brasil", pelo Como Anda (correalização Cidade Ativa e Corrida amiga, com apoio do Instituto Clima e Sociedade)
- Manifesto Por Cidades Para Pessoas a Pé: um documento em defesa do caminhar nas cidades
- Regulamentação do Estatuto do Pedestre em SP: contou com apoio de várias organizações sociais que atuam pela mobilidade a pé
- Projeto de Extensão “Em prol da infraestrutura da mobilidade a pé” Corrida Amiga e USP Leste
2019
- Início da parceria com a APAE, agora Instituto Jô Clemente, realizando Bondes a Pé que promovem uma mobilidade ativa e um modo de vida mais independente
- Lançamento da versão online do Livro Cidades de Pedestres, organizado por Victor Andrade (LABMOB-UFRJ) e Clarisse Cunha Linke (ITDP), no qual temos um artigo publicado junto com a Cidade Ativa
- Projeto de Extensão da USP Leste, na EMEF Profa. Rosangela Rodrigues Vieira, em parceria com Corrida Amiga e Metrópole 1:1
- Aprovação como membro da Rede Nacional da Primeira Infância
- Realização da pesquisa de avaliação de impacto da Paulista Aberta
- Participação no 22º Festival do Japão com 7.349 pessoas nos Bondes a Pé realizados para o evento
- Realização de Bondes a Pé e apresentações de trabalhos para o Congresso da ANTP
- Participação na Sustainability and Development Conference, em Michigan, EUA
- Elaboração da Cartilha Mobilidade Urbana e Pessoas Idosas, com apoio da especialista Maria Lima
- 1ª edição da Campanha Travessia Cilada com 190 mapeamentos em 15 cidades do país
2018
- Além das atuações em escolas públicas, universidades e instituições de pessoas idosas, foi iniciada a atuação nas casas André Luiz, em Guarulhos no intuito de contribuir tanto para a mobilidade dos pacientes quanto para a sociabilização e integração por meio do transporte a pé
- Exposição “A pé também é transporte” nas estações do metrô de SP. Mais de 250 mil pessoas passam por dia nas estações e tiveram a oportunidade de se aproximar do tema
- Apresentações internacionais da ONG, mostrando o trabalho realizado na conferência Reser - European Association for Research on Services em, Gotemburgo, Suécia e na Walk21 em Bogotá, Colômbia
- Realização da oficina “Pro-walk organizations: Sharing experiences and exploring networks”, promovida em conjunto com Cidade Ativa, Walk21, International Federation of Pedestrians, ONU Environment em Bogotá, Colômbia
- Participação no 21º Festival do Japão com 11.202 pessoas nos Bondes a Pé realizados para o evento
2017
- Início do projeto “Bonde Cultural a Pé”: caminhadas com intervenções artísticas itinerantes, desenvolvido em conjunto com a organização Canto Cidadão
- Aprovação como membro da Rede Esporte pela Mudança Social - REMS
- Apresentações internacionais da ONG, mostrando o trabalho realizado na conferência Walk21 no Canadá e VIII Congresso Internacional da Corrida – difusão da pauta da mobilidade a pé de Portugal
- Participação na oficina “Building the Capacity of the Walking Movement”, em Calgary, Canadá
- Realização de Bonde a Pé para os shows da Bruna Caram e Teatro Mágico
- Construção do programa Novos Passos para atuação com pessoas idosas, com apoio da pesquisadora da Unicamp de envelhecimento ativo, Maria Lima
2016
- Formalização da ONG, tornando-se o Instituto Corrida Amiga
Surgimento do projeto Como Anda, em parceria com Cidade Ativa e apoio do Instituto Clima e Sociedade
Ampliação das atividades e início de trabalhos com diferentes públicos, passando assim a compreender a cidade pelo olhar das crianças, das pessoas idosas e das pessoas com deficiência
- Início da participação como membro da Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo
Auxílio na revisão e aprovação do Estatuto do Pedestre na cidade de São Paulo
Apresentação internacional da ONG, mostrando os trabalhos realizados na conferência Walk21 em Hong Kong
Realização da campanha nacional “Semana Multimodal”
2015
Primeira edição da Campanha “A Pé ao Trabalho”
Contribuição, em conjunto com várias organizações, com a revisão da proposta para diretrizes de uma política para a Mobilidade a Pé no Plano de Mobilidade da Cidade de São Paulo
Assunção da secretaria executiva, exercida até o ano de 2017, da ‘Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade’ da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP)
2014
- Fundamentada no conceito de microrrevoluções urbanas, a Corrida Amiga nasce como um coletivo, inspirada pelo Bike Anjo
- Primeira edição da Campanha Calçada Cilada
