Intervenção Lúdica transforma praça na Vila Cisper, ZL-SP

No dia 8 de agosto, quando celebramos o Dia do Pedestre, realizamos uma Intervenção Lúdica na Praça Quinta do Sol, na Vila Císper, zona leste de São Paulo. A ação marcou o encerramento das atividades da Escola Ativa: Práticas Lúdicas em Urbanismo, projeto fomentado pelo edital do CAU Educa, e trouxe uma nova vibração para o espaço público.

A praça, localizada em frente ao CEU Quinta do Sol, foi escolhida pelas próprias crianças da EMEF Rosângela Rodrigues Vieira, que a identificaram durante as vistorias dos Bondes a Pé com turmas do 3º, 4º e 8º ano. Ao observar o local, elas denunciaram o abandono: resíduos espalhados, brinquedos quebrados e falta de manutenção.

Em diálogo com a Subprefeitura de Ermelino Matarazzo, conseguimos uma zeladoria prévia antes da intervenção. A partir do levantamento feito pelas crianças, foi elaborado um ofício com pedidos de melhorias que foi entregue diretamente ao subprefeito Alex F. da Silva no dia da atividade, quando ele também mediu a velocidade dos carros no entorno e se comprometeu a protocolar as demandas no SEI, compromisso que seguimos acompanhando. Dois semáforos quebrados, constantes no ofício, já foram arrumados.

A revitalização contou com a participação ativa das crianças, que realizaram pinturas na praça e instalaram placas de wayfinding em comércios locais, indicando trajetos a pé para feiras, parques e outras praças do bairro, conectando a comunidade à escola e estimulando a mobilidade ativa.

No total, 93 pessoas foram impactadas pela ação, 50 km percorridos para a fixação das placas, a revitalização de 864 m² da praça com zeladoria e 150 m² de pinturas lúdicas para ativação do espaço. O projeto ganhou visibilidade com destaque no Estadão Mobilidade, tanto na versão digital quanto impressa, e também foi registrado pela jornalista Rachel Schein, do SP de Bike, que produziu uma linda cobertura do dia.

camiga