Objetivo central da campanha é mobilizar pessoas e cidades em todo o Brasil, levantar dados sobre tempos semafóricos e garantir a preferência de circulação dos pedestres junto aos órgãos responsáveis

Nas cidades brasileiras, os tempos semafóricos estão muito longe de cumprir com a legislação, garantindo-se assim a segurança das pessoas, em especial, de crianças e idosos que mais sofrem com essa distribuição desigual e injusta.

As atividades da Travessia Cilada visam dialogar com os órgãos responsáveis e mobilizar a população sobre a importância de garantir tempos semafóricos seguros e adequados para os pedestres, além de gerar demandas por mudanças ao encaminhar os resultados obtidos para as prefeituras. Quanto mais adequado for o tempo de travessia dos pedestres, aumentam-se as chances das pessoas se deslocarem a pé e se apropriarem dos espaços públicos.

COMO AJUDAR A FISCALIZAR OS TEMPOS SEMAFÓRICOS?

  • Acesse o formulário de fiscalização para registrar cada semáforo
  • Descreva os tempos medidos:
    • se no local tiver semáforo de pedestres: tempo verde (para pedestre atravessar); tempo vermelho piscante (se houver); e tempo vermelho (tempo de espera para pedestre)
    • se no local só tiver semáforo para carros:  tempo de  vermelho para carros (para pedestre atravessar); tempo de verde para carros (tempo de espera para pedestre)
    • se no local não tiver nenhum semáforo ou esteja quebrado: tempo de espera para conseguir atravessar em segurança

Quer ser um articulador/a da Campanha?

Quer promover ações e/ou engajar mais pessoas em sua cidade e reivindicar uma cidade mais acessível e caminhável? Além de ajudar nas fiscalizações, encontre abaixo meios e materiais para incentivar a cidadania ativa em sua cidade!

Conheça nossos resultados

Relatórios da Campanha