
O que é
Nossa atuação em incidência política tem como foco fortalecer o direito à mobilidade segura de crianças e adolescentes. Por meio de escutas qualificadas, metodologias participativas e articulação com o poder público, buscamos influenciar políticas públicas que garantam deslocamentos mais seguros, equitativos e inclusivos. Acreditamos que ouvir as juventudes e reconhecer suas vivências é essencial para construir cidades mais justas, caminháveis e humanas.
Mobilidade Segura para Crianças e Adolescentes: parceria com o UNICEF em Cidade Tiradentes
Entre 2023 e 2024, o Instituto Corrida Amiga esteve à frente de uma potente ação territorial em Cidade Tiradentes (SP), em parceria com o UNICEF, no âmbito da iniciativa Geração que Move, parte da #AgendaCidadeUNICEF. Atuamos com o compromisso de fortalecer o direito à mobilidade urbana segura de crianças e adolescentes, contribuindo para a redução das violências em seus deslocamentos cotidianos.
A primeira etapa da iniciativa foi realizada em 2023, com foco na consultoria para o fortalecimento da participação dos adolescentes e aperfeiçoamento de políticas públicas em mobilidade segura. Ao lado do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA CT) e o Pomas Urbanas, desenvolvemos sete atividades lúdico-pedagógicas — como Bonde a Pé, Mapas dos Trajetos e Placas Wayfinding — envolvendo os jovens de forma ativa e sensível. A escuta qualificada possibilitou o levantamento de dados a partir das experiências vividas por adolescentes no território, sistematizadas em três eixos fundamentais: Mobilidade Urbana (Transporte Público e Ativa), Segurança (Pública e Viária) e Inclusão (Cidadã e Espacial).
Com base nesse levantamento, elaboramos um Plano de Ação com foco na incidência política, articulando junto ao UNICEF estratégias para influenciar o poder público municipal.
Já em 2024, aprofundamos o trabalho por meio de assessoria técnica na articulação com o poder público e a sociedade civil, engajando instituições de assistência social e educação no território. Identificamos necessidades urgentes para garantir a mobilidade segura — como a ampliação da iluminação pública e o acesso à internet –, temas que foram detalhados em um documento técnico com dados e argumentos para embasar políticas públicas estruturantes. A partir desse esforço, foram conquistados avanços como a promessa de instalação de novos pontos de Wi-Fi pela SMIT e o início de estudos luminotécnicos conduzidos pela SP Regula.
Complementando esse processo, produzimos um Policy Brief nacional, junto com a Fresta em colaboração com o UNICEF, que analisa boas práticas de mobilidade urbana segura no Brasil, com foco em crianças e adolescentes. O material busca subsidiar a formulação de soluções que garantam o acesso equitativo a todos os direitos, serviços e possibilidades que a cidade pode oferecer.
O trabalho em Cidade Tiradentes reafirma o compromisso do Instituto Corrida Amiga com cidades mais humanas, caminháveis e justas, colocando crianças e adolescentes no centro da construção de políticas públicas que protejam seus caminhos.
Escola Ativa: Práticas Lúdicas em Urbanismo
Projeto realizado em 2023 e 2025 por meio do apoio de fomento do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) pelo edital CAU Educa. Nosso projeto “Escola Ativa: Práticas Lúdicas em Urbanismo” tem o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes a valorização da arquitetura e do urbanismo, promovendo cidadania, sustentabilidade e um sentimento de pertencimento ao território por meio de atividades interdisciplinares. Vamos trabalhar com crianças, adolescentes, professores e estudantes universitários para transformar a forma como enxergamos a mobilidade urbana e nossos espaços públicos!
Sobre o projeto de 2025
Desenvolvido nas regiões de Vila Cisper e Ermelino Matarazzo, com atividades realizadas com nossas parceiras EMEF Profa. Rosângela Rodrigues Vieira, USP Leste e Universidade São Judas Tadeu.
Impacto e atividades
O projeto envolverá diretamente 300 alunos, 10 professores e 20 estudantes de Arquitetura e Urbanismo com:
– Oficinas criativas e intervenções lúdicas de urbanismo tático.
– Produção de placas informativas (wayfinding) para ativar espaços públicos.
– Encontros formativos para educadores e atividades práticas com estudantes.
– Sensibilização sobre mobilidade urbana como um direito e parte do pertencimento ao território.
Produtos que vêm por aí!
Além das atividades, vamos produzir materiais importantes, como:
- Cartilha de Práticas Pedagógicas (Volume II): Um guia com metodologias de coleta de dados e conceitos sobre mobilidade urbana e cidadania.
- Artigo Científico: Uma publicação para compartilhar os resultados e aprendizados com a sociedade.
- Relatório Final: Documentando as ações, os impactos e os resultados do projeto.
- Ofício ao Poder Público: Apresentando as demandas da comunidade para melhorar a mobilidade e a segurança nos territórios.
Tudo isso será feito de forma colaborativa junto com a comunidade local e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 4, 5, 6, 10, 11 e 13.
