Em uma matéria da Rádio CBN foram apresentados alguns resultados da pesquisa “Viver em São Paulo: Esporte e Lazer” realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência, que apresenta informações sobre a prática de esportes e atividade física além da percepção de locais de prática de paulistanas e paulistanos.
A pesquisa aponta que aproximadamente 48% da população paulistana não pratica e nem praticou esporte ou atividade física nos últimos 12 meses, por diversos motivos como a falta de tempo, dificuldades financeiras, falta de motivação, problemas de saúde, ausência de locais para praticar, etc.
A diretora da Corrida Amiga Silvia Stuchi comenta que a pesquisa nacional de prática esportiva indicaria os mesmos números do que em São Paulo. Uma alternativa de combate ao sedentarismo seria incorporar e promover o deslocamento ativo nas cidades, principalmente o transporte a pé e o transporte coletivo, transformando as horas perdidas no trânsito em tempo realizado de atividade física. Também há uma questão de gênero a se considerar, em uma sociedade onde as mulheres deixam de realizar atividades físicas a partir de sua adolescência, por vergonha, por uma questão cultural, por falta de segurança e/ou por falta estímulos na vida cotidiana.
A pesquisa também revela que a maioria das pessoas sedentárias pertencem a uma classe social menos privilegiada, que não tem condições financeiras para pagar uma academia e cujos bairros de residência não possuem praças ou espaços públicos que estimulem atividades físicas em geral.

