
Em abril, estreou nossa parceria com Canto Cidadão, levando cultura e reflexões sobre a cidade para escolas públicas de São Paulo!
Como funciona?
Antes de cada atividade, a equipe do Instituto Corrida Amiga realiza vistorias para definir um trajeto nos arredores das escolas considerando acessibilidade, segurança viária, pontos de interesse/espaços públicos e locais das cenas teatrais. Durante o percurso, as cenas artísticas se intercalam com conversas sobre nosso sistema de mobilidade, estimulando as crianças a observar criticamente calçadas, travessias e outros elementos da cidade. Tudo isso com o apoio fundamental do grupo de voluntariado da Corrida Amiga e do Canto Cidadão. Em maio, nosso Bonde Cultural a Pé está no Canindé para caminhar levando arte e cultura para as ruas do entorno de duas escolas públicas da região a EMEI Cásper Líbero e a EMEF Espaço de Bitita.
A partir da estreia do Bonde Cultural a Pé, no último dia 4 de abril, crianças de escolas públicas da capital paulista ganharam uma nova forma de conhecer a arte teatral no seu território escolar: caminhando. O percurso começa dentro da escola e segue pelas ruas do bairro com intervenções teatrais inspiradas pelo contexto cultural específico da região.
O projeto realizará 90 apresentações em cerca de 10 escolas públicas, beneficiando em torno de 3 mil pessoas. Também serão realizadas 25 oficinas artísticas gratuitas ao longo do projeto. Em abril, maio e junho, as apresentações acontecerão em escolas públicas dos bairros Barra Funda, Campos Elíseos e Canindé, na região central da cidade.
Objetivos do projeto:
- Valorizar a cultura local;
- Democratizar o acesso à arte e atividades lúdicas nas escolas públicas da cidade;
- Realizar ensaios abertos para públicos diversos;
- Engajar a sociedade civil em ações socioculturais nesses espaços importantes para o desenvolvimento infanto-juvenil.
#BondeCulturalAPé #MobilidadeUrbana #CenasItinerantes #IntervençãoTeatral


