A exposição Mobilidade Ativa: Conectando Pessoas e Espaços, organizada pelo Instituto Corrida Amiga na Unibes Cultural, convidou o público a redescobrir a cidade a partir de um olhar generoso, promovendo a mobilidade ativa. Realizada de 20 de setembro a 13 de outubro de 2024, a mostra atraiu mais de 300 visitantes, que puderam explorar como caminhar e pedalar são modos de transporte essenciais para uma cidade inclusiva e sustentável.
A programação da exposição foi estruturada em diversas atividades que ampliaram a experiência dos visitantes e incentivaram a reflexão sobre mobilidade urbana:
Exposição Fotográfica e Exibição de Vídeos
Organizada em oito módulos temáticos (Conexão com Transporte Público Coletivo, Sustentabilidade, Saúde, Pessoa 60+, Infância, Cultura, Acessibilidade e homenagem à Marina Harkot), a mostra apresentou fotografias, vídeos e dados de pesquisas sobre mobilidade ativa. Esse conteúdo revelou o impacto das caminhadas e pedaladas no cotidiano urbano, incentivando uma relação mais próxima e ativa com a cidade. Você pode baixar o catálogo da exposição na Plataforma da ReDUS.
Ativação da Galeria com Adesivação Interativa
O espaço expositivo foi ativado com uma adesivação no piso, promovendo atividades lúdicas que estimularam o movimento corporal dos visitantes.
Bondes a Pé
Foram duas edições, nos dias 22 e 28 de setembro, com a participação de 20 pessoas, incluindo fotógrafos, visitantes, voluntários e equipe.
Caminhada em grupo entre estações do metrô e a Unibes Cultural promovendo a conexão dos participantes com a cidade e provocando reflexões sobre o trajeto.
Roda de Conversa sobre Mobilidade Urbana
No dia 22 de setembro, durante o 2º Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade, nossa coordenadora de projetos, Tatiana Barp, representou o Instituto Corrida Amiga em uma roda de conversa. A atividade abordou desafios e soluções para a construção de cidades mais acessíveis e reforçou o papel da mobilidade ativa na promoção de uma mobilidade urbana mais justa e sustentável.
Publicação na Plataforma UConecte
No Dia Mundial Sem Carro, foi publicado o artigo “22 de setembro: Um convite à reflexão sobre mobilidade e desigualdade”, que ressaltou a urgência de se repensar os deslocamentos urbanos e priorizar a mobilidade ativa para a construção de cidades mais inclusivas e justas.
A exposição Mobilidade Ativa: Conectando Pessoas e Espaços traz à tona a importância de caminhar e pedalar como direitos essenciais. Mais do que uma exposição de imagens, foi um convite para que cada pessoa ampliasse sua vivência urbana e redescobrisse a cidade através do movimento, promovendo o uso consciente e humano dos espaços públicos.