Idioma:

Quem somos nós

Somos uma organização que inspira as pessoas a trocarem o carro pelo tênis. Encantados pela liberdade e autonomia que o transporte a pé proporciona acreditamos que isso transforma a relação com você mesmo, com as pessoas e com a cidade.

A Corrida Amiga aproxima pessoas (de 0 a 100 anos), incentivando-as a utilizar os pés como meio de locomoção, angariando benefícios múltiplos, como otimização do tempo, melhorias na saúde, economia financeira e contribuição ao meio ambiente.

Nossa História

Fundamentada no conceito de microrrevoluções urbanas, a Corrida Amiga nasceu em 2014 quando a fundadora da Corrida Amiga, Silvia Stuchi Cruz, retornando ao Brasil após residir um ano na Europa, sentiu a urgência e a necessidade não apenas de utilizar os pés como meio de locomoção, mas também de inspirar este meio de transporte como alternativa a quem convive com os entraves cotidianos da mobilidade urbana.

Ao voltar ao Brasil, inspirada pelo Bike Anjo encontrou no empresário Renato Mello a força e o entusiasmo necessários para colocar em prática a ideia interconectando corredores experientes a pessoas que desejam inserir a mobilidade a pé em seu dia a dia, alcançando, além dos benefícios à saúde, sua potencialidade como solução aos problemas comuns às grandes cidades: trânsito excessivo, poluição sonora e ambiental, demasiado tempo despendido em pequenas deslocações, falta de tempo para atividades físicas.

A Corrida Amiga vem se espalhando pelo território nacional, mobilizando mais de MIL pessoas em 15 cidades diferentes do Brasil. Em 2015, nos internacionalizamos e consolidamos a iniciativa na Austrália.

Desde 2016, caminhamos juntos à ONG Cidade Ativa, desenvolvendo o projeto Como Anda com apoio do Instituto Clima e Sociedade incidindo diretamente no cenário de atuação em mobilidade a pé no Brasil.

A fim de cativar para o transporte a pé um público diverso e cada vez mais amplo, em 2017 consolidamos os Bondes a Pé para promover o transporte a pé em eventos, a Foquinha (Formação Corrida Amiga para Crianças) como meio de levar o universo da mobilidade a pé e os Bondes Culturais a Pé em parceria com a ONG Canto Cidadão, uma incrível fusão da arte com o transporte ativo por meio dos pés.

A Corrida Amiga segue se transformando dia após dia com a missão de transformar pessoas e cidades!

Acesse nosso estatuto.

Missão

Nosso combustível

Contribuir para a melhoria da mobilidade urbana por meio do engajamento de voluntários e da interferência em políticas públicas voltadas à mobilidade a pé de forma a promover cidades mais acessíveis e caminháveis. A Corrida Amiga através de suas ações para promover o transporte a pé, deseja transformar o cotidiano dos cidadãos e cidadãs a partir da perspectiva da mobilidade ativa, combatendo o sedentarismo, promovendo saúde e qualidade e vida e otimizando o tempo daqueles que optam pelo deslocamento a pé.

Visão

Nosso horizonte

Ser referência em soluções de mobilidade a pé e qualidade de vida, transformando pessoas e cidades.

Valores

Nossa essência

  • Transformação do cotidiano do cidadão, a partir da perspectiva da mobilidade ativa;
  • Clareza e lucidez sobre a percepção da necessidade de espaços urbanos mais acessíveis e caminháveis;
  • Conexão de pessoas;
  • Relações humanas saudáveis;
  • Políticas Públicas de mobilidade a pé que garantam o direito de ir e vir das pessoas;
  • Promoção de saúde e qualidade e vida;
  • Otimização de tempo aos que elegem o deslocamento a pé;
  • Engajamento de voluntários que promovam a mobilidade a pé.