Idioma:

A Força dos Pés para o Envelhecimento Ativo

No dia 19 de junho, Marina Pereira, psicóloga e voluntária da Corrida Amiga, realizou  uma palestra sobre Envelhecimento Ativo no Projeto Bem Viver.

WhatsApp Image 2018-06-20 at 7.36.51 AM

Marina apresentou a ONG Corrida Amiga e seus programas e, em especial, abordou a respeito da mobilidade ativa. A palestra foi interativa, motivando as muitas senhoras e alguns poucos senhores a falarem sobre o “envelhecer ativamente”.

Muitas senhoras trouxeram suas histórias e principalmente como são criticadas pelos familiares por praticarem algumas atividades físicas, como a dança. Comentaram que são questionadas até pelos motoristas de ônibus que na idade delas deveriam ficar em casa, onde é mais “seguro”.

Marina levantou ainda que o ser ativo não é apenas quele que pratica caminhada/corrida ou outra atividade física, pois quem usa a cadeira de rodas pode ser ativo também. Além disso, quando são levados para passear, outros sentidos são ativados!

Esta mensagem  fez com que uma senhora se animasse a passear com uma amiga que está em situação de cadeirante.

Uma senhora perguntou sobre a importância delas atuarem ativamente nas políticas públicas e levantou-se a discussão que:

“para poder reivindicar melhorias e direitos, como nas calçadas, acessibilidades e respeito, como terem o direito dos assentos preferências e pelos motoristas de ônibus, pois muitos não param no ponto para idoso (uma idosa até comentou que chegava atrasada no serviço, até que pegou os dados do ônibus e fez a reclamação para a empresa), é importante estarem ativas e saudáveis. Eu completei que apesar de nós estarmos ali levando informações e levantando um assunto, elas e eles são os que podem e têm as maiores informações sobre o que é envelhecer ativamente” Marina Pereira

Enfim, foi muito gratificante a palestra!

No final, Marina recebeu uma bela homenagem: “Você não chama Margarida, mas se tornou uma flor em nosso jardim”.

Agradecemos muito Marina, nossa voluntária, e também ao projeto Bem Viver e Regina Pastore, que nos convidaram e nos receberam com tanto carinho em seu espaço.

Total de pessoas presentes: 66

Local: Salão da Igreja São Judas – Projeto Bem Viver – Obra social São Judas Tadeu.

 

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *