Idioma:

Bonde Cultural a Pé – projeto que leva cidadania, arte e qualidade de vida para as crianças por meio do caminhar

No dia 11 de maio foi realizado mais um Bonde Cultural a Pé, caminhadas com intervenções artísticas itinerantes em escolas públicas de São Paulo, uma iniciativa das organizações Corrida Amiga e Canto Cidadão.

Desta vez, o Bonde a Pé levou cerca de 25 crianças da EMEI Ana Rosa de Araújo, da escola até a praça Rosa Alves da Silva. Durante o trajeto foi possível vivenciar e conversar sobre os problemas da mobilidade urbana nas grandes cidades. O percurso também incluiu intervenções artísticas sobre temas ambientais e  sociais com a participação dos personagens Senhor Abutre  – falando sobre lixo  – e o Viajante do Tempo, sobre escassez de água.

WhatsApp Image 2018-05-11 at 4.54.18 PM WhatsApp Image 2018-05-11 at 4.27.49 PM

Foto: Fábio Miyata

Para além dos muros da escola, acredita-se que espaços pedagógicos podem e devem receber estímulos como os propostos, aproximando os alunos/alunas da cultura e da cidade (o palco), por meio da contação de história, intervenções artísticas itinerantes. Ainda, a contação de história, o teatro de rua e o teatro comunitário são instrumentos mundialmente e historicamente reconhecidos pela potência transformadora para a formação cultural da cidadania, fortalecendo também a aprendizagem em sala de aula.

Sendo assim, o projeto Bonde a Pé Cultural propõe a perspectiva do andar a pé, para além do esporte ou  passeio turístico, mas como um estimulante de reflexões e ideias, uma experiência cognitiva, pelo modo de deslocamento mais natural do ser humano.

Agradecemos muito aos voluntários da Corrida Amiga, Canto Cidadão e EMEI Ana rosa pela parceria e confiança! Até as próximas!!!

Para mais informações: contato@corridaamiga.org

Veja as fotos do passeio, pelo olhar de Fábio Miyata 🙂

 

 

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *