Idioma:

Caminhadas com pessoas idosas: Novos passos, novas parcerias!

Iniciamos uma nova parceria do projeto Novos Passos, agora caminharemos também com o Abrigo dos Velhinhos Frederico Ozanam, na Rua Vilarinho, 95 – Tremembé, zona norte.

180507_Vovós Frederico Ozanam (5) recorte

Nosso primeiro dia com as vovós, deu-se através de uma apresentação do Instituto Corrida Amiga e das atividades a serem realizadas no abrigo para aquelas que irão participar das caminhadas. Contamos um pouco sobre a nossa experiência com as pessoas idosas do CRI-Norte (Centro de Referência do Idoso) e como a prática da atividade irá ajudar na disposição de suas rotinas.

Estimulamos um diálogo sobre o transporte a pé em suas vidas, o que trouxe a memória de suas experiências durante suas trajetórias que refletem nas rotinas atuais. Durante esse momento revelaram-se distintos perfis: desde uma que teve o transporte a pé muito vinculado à sua vida no qual relatou caminhar muito durante sua vida (com uma rotina de ir a pé da Barra Funda a Av. Paulista) e que atualmente tem medo de sair na rua apesar de ser ativa, até outra que que apenas atualmente na terceira idade enxerga o caminhar como uma “ação protagonista” dentro do seu dia a dia.

A primeira caminhada foi realizada no dia 7 de maio pela manhã, nas dependências do abrigo, com 07 mulheres idosas.

180507_Vovós Frederico Ozanam (2)

Dentro da estrutura da própria casa foi realizado um percurso com as Vovós em aproximadamente 1km percorrido. A fisioterapeuta acompanhou as atividades, duas idosas tinham mobilidade mais reduzida e as restantes caminhavam com mais velocidade.

Este grupo de idosas foram escolhidas por realizarem caminhadas sozinhas dentro das suas rotinas, mas foi explicado que realizar a atividade do bonde a pé, além de acompanhar umas as outras, estão chamando a atenção e estimulando outras vovós para o hábito da caminhada com a Corrida Amiga.

Sigamos em frente e espalhando o transporte a pé para pessoas (de 0 a 100 anos)!

Agradecemos muito ao Abrigo Ozanam pela parceria e também ao Lucas e Bibi, voluntários da Corrida Amiga que estão acompanhando as atividades.

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *