Idioma:

Guia de Voluntariado 2018

IMG_8269

No último dia 24 realizamos o treinamento de voluntariado 2018 da Corrida Amiga!
Quanta gente interessada e engajada!

Resumo do dia

O dia do treinamento do voluntariado iniciou com o desafio intermodal. Foi proposto aos participantes um desafio entre transportes,  iniciado no metrô Paulista, e de lá o grupo foi a pé até a sede da ONG Canto Cidadão (organização parceira da Corrida Amiga), próximo ao Metrô Sumaré (outros membros da ONG usaram diferentes meios de transporte para realizar o trajeto – bicicleta, metrô, ônibus e Uber).

O transporte a  pé realmente fez muita diferença para os caminhantes e para o planeta. De acordo com nossos cálculos, os 24 participantes do Bonde a Pé deram cerca de 88.000 passos, gastando 3.100 kcalorias , economizando uma média de R$260,00 em comparação com o táxi/ uber. O que representou 17 carros a menos no trânsito de SP, com uma redução na emissão de 12kg de CO2. Melhor pra todos, melhor pra cidade!

88.000

Ao chegar na sede do Canto,  conversamos sobre o custo, a distância, o tempo e as diferentes percepções do caminho e relações com a cidade a partir do uso do transporte ativo.

Em seguida, foi realizada a apresentação de cada participante do treinamento e uma dinâmica para apresentar as diferentes motivações pessoais para estarem presentes no dia. Foi possível, de tal maneira, compreender o fio condutor que motivou diferentes pessoas estarem juntas naquele local.

Após a apresentação da organização, sua história e suas atividades, foi o momento do exercício do “World Café”. Cinco mesas espalhadas com cinco diferentes temas abordados para debate entre os participantes e posterior apresentação da discussão: direito à cidade (legislações e políticas públicas), criança e cidade, saúde e bem-estar, envelhecimento ativo e mobilidade urbana.

IMG_8033

Com continuação após o intervalo ao almoço, foram dadas instruções para a realização das atividades da ONG, em seguida, simulando-as na prática.

Acesse aqui o Guia de Voluntariado 2018 resumindo várias das informações que tratamos no treinamento

Quer  voluntariar na ONG?

Acompanhe nossa agenda!

Dúvidas: voluntariado@corridaamiga.org

Agradecimentos especiais:
– Equipe Corrida Amiga pela condução e facilitação do encontro: Mity Hori Lucas Ota Bibiana Tini Marina Pereira Renato Mello Silvia Stuchi Fabio Miyata (registros) 
– Ao parceiro Canto Cidadão pelo espaço e apoio

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *