Idioma:

Convocatória Geral – Campanha Calçada Cilada 2018

Calçada Cilada CAPA FB 18 (1)

Olá!

Somos o Instituto Corrida Amiga e temos como principal missão inspirar a mobilidade ativa, em especial, o transporte a pé. Somos uma organização que inspira as pessoas a trocarem o carro pelo tênis. Encantados pela liberdade e autonomia que o transporte a pé proporciona acreditamos que isso transforma a relação com você mesmo, com as pessoas e com a cidade.

Estamos buscando pessoas e organizações para colocar a mobilidade a pé e a acessibilidade em pauta e sensibilizar a sociedade brasileira. Acreditamos que suas ações trabalham diretamente e/ou indiretamente em benefício à transformação da cidade.

Dia 02 de Abril, começa a Campanha Calçada Cilada, idealizada pelo Instituto Corrida Amiga, com o apoio de inúmeras organizações parceiras. A Campanha ocorrerá durante todo o mês de abril, com o objetivo central de engajar a população em favor de cidades caminháveis e acessíveis fiscalizando as calçadas por meio do aplicativo Colab com a hashtag #Cilada. A prioridade será dada ao mapeamento de passeios com grande fluxo de pedestres.

Conheça mais com o relatório da última campanha e com a playlist de vídeos da campanha na mídia. Vamos juntas e juntos nessa Campanha!

Histórico da Campanha

  • 2014 – A campanha Calçada Cilada acontece desde 2014. O processo começou com 33 imagens de pessoas fazendo careta numa cilada em calçadas e postando nas redes sociais;
  • 2015 e 2016, a convite de um app, passamos a reportar as más condições dos pavimentos utilizando o aplicativo e a plataforma online
  • 2017, com a parceria do Colab.re, fortalece-se a ponte “prefeitura-sociedade” e muitas das fiscalizações passam a ser encaminhadas diretamente ao poder público. Em apenas 4 semanas, realizamos cerca de 30 eventos de mobilização em várias cidades do Brasil levando a campanha às ruas. Com isso, fiscalizamos aproximadamente 1600 pontos de calçadas irregulares, inexistentes, obstruídas ou inacessíveis.

Objetivos e atividades:

  • Informar previamente o poder público sobre a campanha e verificar se há áreas de interesse a serem mapeadas;
  • Mobilizar pessoas e cidades em todo Brasil, colocando em pauta a questão da qualidade das calçadas e seu impacto na saúde, segurança e mobilidade de seus cidadãos;
  • Obter considerável levantamento de dados sobre as condições das calçadas e os resultados pós “mapeamento”;
  • Exigir dos entes públicos e privados acessibilidade universal considerada na Lei Brasileira de Inclusão (LBI), nº 13.146/2015;
  • Eventos de mobilização em todas as regiões do Brasil ao longo do mês de abril mobilizando levando a campanha às ruas.

Vamos articular?

Quer ser um apoiador/a e coconstruir a Campanha? Quer promover uma ação em sua cidade e reivindicar uma cidade mais acessível e caminhável? Preencha o Formulário Calçada Cilada 2018 – Articulação Brasil.

Qualquer dúvida, escreva pra gente!

Sigamos em frente! E sigamos a pé!

Abraços,

Equipe Corrida Amiga.

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *