Idioma:

Semana da Mobilidade movimentou cidades de todo o Brasil

Organizações se uniram para estimular instituições e a sociedade a participarem da Semana da Mobilidade – 16 a 22 de setembro – com ações, campanhas e projetos

Nós acreditamos que a Semana da Mobilidade, para além de uma data simbólica, é um marco sócio-político, com um viés ambiental, capaz de fazer as pessoas, instituições e governos a refletirem sobre quais mudanças precisam ser feitas em suas práticas e escolhas ligadas aos deslocamentos e também sobre as políticas públicas de mobilidade urbana.

A Semana da Mobilidade 2017, de 16 a 22 de setembro, objetivou dar visibilidade e estimular ações, campanhas e projetos que promovem a mobilidade urbana sustentável e de baixas emissões. Para isso, numa experiência de esforço e ação conjunta, as organizações Bike Anjo, Corrida Amiga e Desvelocidades.red criaram uma plataforma para inspirar e divulgar atividades de e por todo o Brasil.

A Semana, que teve seu ápice no dia 22 de setembro, conhecido como o Dia Mundial Sem Carro, visou principalmente engajar, instruir e inspirar governos (municipais ou estaduais), empresas, organizações, coletivos, universidades, escolas e pessoas interessadas a promoverem e experimentarem vários meios de transporte sustentáveis e de baixas emissões, e assim, estimularem mudanças comportamentais e culturais em várias cidades do país.

No Brasil, a Semana tem sido celebrada desde 2002, envolvendo desde atividades durante todo o mês, chamado de Mês da Mobilidade, até ações concentradas apenas no dia 22 de setembro. Em todo o mundo, a semana também vem sendo promovida, como o caso Semana Europeia da Mobilidade.

A Semana parte do pressuposto, internacionalmente aceito, de que os modos de transporte de baixas emissões além de contribuírem para melhorias do trânsito, promovem a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs e contribuem para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e, também, e em especial, de poluentes locais.  

Resultados

PostSemanaMob17

Próximos Passos…
A Plataforma serviu e servirá para engajar e mobilizar pessoas e instituições a participarem da Semana da Mobilidade em 2017. Para os próximos anos, os três coletivos e seus parceiros pretendem atualizar e melhorar várias funções da Plataforma para engajar mais e mais atores sociais na sensibilização sobre a importância da mobilidade no contexto urbano. Atualmente, já é possível encontrar um mapa com as atividades que aconteceram por todo o país, além de dicas de iniciativas e atividades que podem ser organizadas por governos, empresas, OSCs/Coletivos e universidades/escolas que podem ser replicadas mesmo após a Semana da Mobilidade: http://semanadamobilidade.org.br

Confira no relatório os resultados da Semanda da Mobilidade 2017

 

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *