Idioma:

Caminhadas com o CRI (Centro de Referência do Idoso da Zona Norte)

Em setembro deste ano, a Corrida Amiga começou a realizar atividades no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI-Norte). Passamos a caminhar lado a lado de dezenas de idosas e idosos do CRI, colocando na prática a teoria de nossos programas de formação. Graças ao acolhimento da equipe do CRI, especialmente do professor de educação física Paulinho e da estagiária Viviane, voluntárias/os da Corrida Amiga puderam mergulhar na experiência transformadora do caminhar com pessoas idosas. Já marcamos presença em três belas caminhadas: Caminhada pela Mobilidade, Caminhada de Conscientização da Doença de Alzheimer e Caminhada no Parque da Juventude na Semana do Idoso (Mente e Corpo em Sintonia).

No mês da mobilidade, no dia 14 de setembro, levamos a mensagem do transporte a pé a cerca de 50 pessoas idosas animadas para a caminhada matinal no CRI. Na caminhada pela mobilidade urbana, buscamos despertar a importância da mobilidade sustentável, em diminuir o uso do carro e, sobretudo, ressaltamos a importância vital da mobilidade a pé para uma vida ativa e saudável.

Já no dia 21, dezenas de idosas e idosos caminhantes chegaram firmes e fortes para uma caminhada com uma missão muito importante: conscientizar a respeito da doença de Alzheimer pois dia 21 de setembro é  Dia Mundial do Alzheimer. Andar a pé é um grande aliado na prevenção e no tratamento da doença, pois ajuda a retardar o declínio cognitivo, auxilia a memória e processos de aprendizagem. Caminhar faz bem para a cabeça, bora?

Outubro começou com tudo no CRI-Norte com a Semana do Idoso 2017. Com o lema Rotas da longevidade: desafios e conquistas, era certo que haveria caminhada para as idosas e idosos do CRI.

No dia 5 de outubro, mais uma vez o time Corrida Amiga esteve present. Dessa vez em um parque muito simbólico e importante na região: o Parque da Juventude. Ele ressignificou por completo a região, pois em 2013 substituiu o Complexo Penitenciário Carandiru, abrigando uma área de lazer e entretenimento ao ar livre tão importante para paulistanos de todas as idades. E nós ocupamos o parque, time CRI-Norte, time Corrida Amiga e 78 pessoas idosas com uma energia e alegria incomparáveis no evento Mente e Corpo em Sintonia – caminhada no Parque da Juventude e visita à Biblioteca de São Paulo.

 

Fotos: Marcio Morais. Vídeos: Andrew Oliveira (Corrida Amiga).

Realmente experiências únicas através dos pés e, além do mais, o Instituto Corrida Amiga elabora infográficos a fim de apresentar o impacto positivo dos milhares de passos dados por tantas pessoas idosas do CRI. As caminhadas realmente fizeram muita diferença para os caminhantes e para o planeta. De acordo com nossos cálculos, somadas as três caminhadas, tivemos um total de 166 viagens a pé, representando 231,4 km, cerca de 385.743 passos, gastando 13.884 kcalorias, economizando uma média de R$ 962 em comparação com uber/táxi – conforme pesquisa no aplicativo em horário semelhante considerada a taxa de ocupação paulistana (1,38 pessoa por carro) e, portanto, 120 carros a menos no trânsito de SP, o que evitou a emissão de 53,2 kg de CO2e. Cifras realmente impressionantes!

info bonde a pe (2) Cri-norte

Grandes benefícios para as pessoas idosas do CRI e para toda a coletividade. Siga o exemplo dessa gente que inspira do CRI-Norte e vista a camisa do #TransporteaPé. Foram milhares de passos dados por cerca dezenas de pessoas idosas em favor de uma cidade mais acolhedora, inclusiva e acessível, especialmente considerando a mobilidade de idosas/os. Sentimos muita alegria e muita energia ao caminhar. Prova viva de como o transporte a pé transforma as nossas vidas. Vamos em frente, vamos a pé! Agradecimentos especiais a equipe incrível do CRI, professores Paulinho e Viviane e aos voluntários da Corrida Amiga: Andrew, Marina, Márcio, Mity, Renato e Silvia. Vem muito mais adiante!

E para fechar esta sequência intensa, ainda pautamos uma matéria na Globo SP: Como pessoas acima de 60 anos andam por São Paulo. Vale a pena conferir as aventuras da Aparecida junto ao Renato da Corrida Amiga. Venha caminhar com a gente. Seja parte da Corrida Amiga!

image(veja a matéria no Bom Dia SP – ao vivo)

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *