Idioma:

Calçada #Cilada 2017 – Resultados

Qual é o meu papel diante dos desafios e necessidades que minha comunidade tem? Tenho ativa participação cidadã ou só reclamo? Não basta só enxergar os problemas da sociedade nada fazer, ou somente delegar. É preciso que cada um assuma  o que lhe cabe. A começar pela sua própria casa, escola,  Rua,  Bairro e cidade, através de pequenas ações, como a Campanha Calçada #cilada que resultam em bons resultados coletivos.

Voluntariado da Corrida Amiga articulando a campanha no Rio de Janeiro
Voluntariado da Corrida Amiga articulando a campanha no Rio de Janeiro

Durante o mês de abril de 2017 foi realizada mais uma Campanha Calçada Cilada, idealizada pelo Instituto Corrida Amiga, com o apoio de organizações parceiras. A Campanha teve como objetivo central engajar a população em favor de cidades caminháveis e acessíveis fiscalizando as calçadas  por meio do aplicativo Colab com a hashtag #Cilada

Em 2017 – A Campanha ganhou novo fôlego e a partir da parceria com o app Colab.re mostra-se cada vez mais efetiva. A participação de cidadãs e cidadãos em todo Brasil é notória; em apenas 28 dias, realizamos cerca de 30 eventos de mobilização em diversas cidades do Brasil levando a campanha às ruas. Mobilizamos várias cidades nas cinco regiões do país com destaque para o Distrito Federal, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Paraná e Goiás.  

Foram 1642 fiscalizações em todo território nacional contando com a participação e o engajamento da população  favor de cidades caminháveis e acessíveis. 

Resultados

O Relatório completo com os resultados da Campanha pode ser acessado aqui e a planilha aqui.

Cases positivos

“Oi, Enio! Recebemos sua publicação e encaminhamos para o time responsável. Você receberá um e-mail e/ou notificação no celular se tivermos alguma novidade a respeito da sua demanda. Se quiser acompanhar a qualquer momento, basta verificar no seu perfil aqui no Colab, lá tem todas as suas publicações. Para essa demanda, foi gerado o protocolo 79854”

Goiânia

A campanha foi apresentada na Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade. A Secretaria de Planejamento Urbano vai incorporar todas as fiscalizações realizadas em seu sistema oficial. Foi registrado que um conjunto de faixas de pedestres inexistentes foram pintadas durante a campanha após a fiscalização feita por uma articuladora goianiense.

São Carlos

Após matéria de divulgação na mídia, a prefeitura declarou que aguarda os dados da campanha para que as providências sejam tomadas. Articuladores locais protocolarão o documento com todas as fiscalizações na cidade.

São Paulo

Foram realizadas apresentações da campanha e dos dados preliminares para o vice-prefeito da cidade, Secretaria da Pessoa com Deficiência, Secretaria das Prefeituras Regionais, Secretaria de Transportes e Mobilidade e Prefeitura Regional de Pinheiros.

Parceiros

A Campanha Calçada Cilada tem como parceiros as organizações: ANTP, Bike Anjo, Brasília para Pessoas, Mobilize Brasil, Pé de Igualdade, Soluções para Cidades/ABCP, UCB, Colab, CidadeaPé, CaminhaRio, Giro Inclusivo/Biomob; Giro Urbano, Genos, Grupo de Estudos em Transportes/UFPR; Desvelocidades;  BH em Ciclo; Milalá; MobiRio; Casa fluminense; aPezito; Articulação Goiânia; Articulação Juazeiro do Norte; Canto Cidadão; programa EVV UEG.

 

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *