Idioma:

Campanha Calçada Cilada 2017

É necessário colocar luz sobre a questão das calçadas porque é parte importante da integração da cidade e reflete o tipo de cidade que priorizamos.  Cidades mais humanas necessariamente garantem o direito de acesso a quem caminha, garantem a integração, a acessibilidade e a segurança para todas cidadãs e cidadãos. Portanto, o mapeamento de dados, a mobilização, sensibilização junto à comunidade em geral bem como o encaminhamento das fiscalizações ao poder público são os resultados que causam impactos e transformações reais.

 

No mês de abril ocorreu a Campanha Calçada Cilada 2017, idealizada pelo Instituto Corrida Amiga, com o apoio de organizações parceiras, com o objetivo central de engajar a população em favor de cidades caminháveis e acessíveis fiscalizando as calçadas por meio do aplicativo Colab com a hashtag #Cilada.  Prioridade foi dada ao mapeamento de passeios com grande fluxo de pedestres, perto de escolas, hospitais e outros pontos de interesse.

 

A campanha Calçada Cilada acontece desde 2014. O processo começou com 33 imagens de pessoas fazendo careta numa cilada em calçadas e postando nas redes sociais. Em 2015 e 2016, a convite de um app, passamos a reportar as más condições dos pavimentos utilizando o aplicativo e a plataforma online. Em 2017, com a parceria do Colab.re, fortalece-se a ponte “prefeitura-sociedade” e muitas das fiscalizações passam a ser encaminhadas diretamente ao poder público.

 

Resultados: Em apenas 4 semanas, realizamos cerca de 30 eventos de mobilização em várias cidades do Brasil levando a campanha às ruas. Com isso, fiscalizamos aproximadamente 1600 pontos de calçadas irregulares, inexistentes, obstruídas ou inacessíveis. Mobilizamos várias cidades nas cinco regiões do país com destaque para o Distrito Federal, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Paraná e Goiás.  

 

Os principais apontamentos são: calçada irregular, falta de acessibilidade e calçada inexistente.

Quanto ao perfil dos participantes: 43% possuem idade entre 30-39 anos; 24% entre 20-29 anos. Destaca-se a participação das pessoas com 50 anos ou mais, em 15%. Sobre a questão de gênero,  53% se declaram mulheres e 45% homens, conforme o gráfico.

 

Cases Positivos [pós-campanha]

 

Goiânia

A campanha foi apresentada na Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade. A Secretaria de Planejamento Urbano vai incorporar todas as fiscalizações realizadas em seu sistema oficial. Foi registrado que um conjunto de faixas de pedestres inexistentes foram pintadas durante a campanha após a fiscalização feita por uma articuladora goianiense.

 

São Carlos

Após matéria de divulgação na mídia, a prefeitura declarou que aguarda os dados da campanha para que as providências sejam tomadas. Articuladores locais protocolarão o documento com todas as fiscalizações na cidade.

 

São Paulo

Foram realizadas apresentações da campanha e dos dados preliminares para o vice-prefeito da cidade, Secretaria da Pessoa com Deficiência, Secretaria das Prefeituras Regionais, Secretaria de Transportes e Mobilidade e Prefeitura Regional de Pinheiros.

 

A Campanha Calçada Cilada tem como parceiros as organizações: ANTP, Bike Anjo, Brasília para Pessoas, Mobilize Brasil, Pé de Igualdade, Soluções para Cidades/ABCP, UCB, Colab, CaminhaRio, Giro Inclusivo/Biomob; Giro Urbano, Genos, Grupo de Estudos em Transportes/UFPR; Desvelocidades;  BH em Ciclo; Milalá; MobiRio; Casa fluminense; aPezito; Articulação Goiânia; Articulação Juazeiro do Norte; Canto Cidadão; programa EVV UEG.


Mais informações:

Corrida Amiga – promovendo o transporte a pé Facebook Instagram E-mail: contato@corridaamiga.org 

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *