Idioma:

Voluntariado Corrida Amiga e os Caminhos para o Bem-Estar

Corrida Amiga: ser voluntária ou voluntário

 

As vantagens do voluntariado são muitas e mútuas. A doação de seu tempo, seu trabalho, sua capacidade, espontaneamente, em prol de uma causa na qual se acredita, poderia ser definida como a essência da solidariedade humana na busca por soluções para as adversidades sociais. Certamente há, aí, uma grande oportunidade de aprendizado, a possibilidade de novos contatos, novas redes e novos ciclos de amizade, entre muitos outros benefícios que normalmente são divulgados. O aumento da auto-estima e o desenvolvimento da empatia são apenas alguns dos benefícios constantemente relatados por quem exerce o voluntariado.

 

Entretanto, ser um voluntário Corrida Amiga vai além. Para mim, contempla todos os cinco caminhos para o bem-estar.

 

Os Cinco Caminhos para o Bem-Estar foi desenvolvido pelo New Economics Foundation e formam um conjunto de ações baseadas em evidências que promovem o bem-estar pessoal. São elas: Conectar-se; Ser Ativo; Observar; Aprender e Doar.

 

Então, como o voluntariado na Corrida Amiga contempla estes caminhos para o bem-estar?

 

Conectar-se

O principal papel do voluntário corrida amiga é inspirar e apoiar as pessoas em seus deslocamentos a pé. A Corrida Amiga conecta os voluntários com essas pessoas que desejam incluir o transporte a pé em seus deslocamentos. Assim, o voluntário Corrida Amiga tem a oportunidade de ser protagonista no processo de mudança dos hábitos de transporte dessas pessoas, criando um vínculo de confiança e companheirismo.

 

Ser Ativo

Encaixar na agenda do dia um período para caminhar ou correr na esteira da academia é o desafio de muitos que desejam uma vida menos sedentária. Afinal, todos já ouvimos falar dos inúmeros benefícios da atividade física. Quando deslocamentos a pé fazem parte do seu dia a dia, manter-se ativo não é problema. O voluntário Corrida Amiga inspira as pessoas através de seus exemplos de vivência no transporte a pé e com isso pode garantir sua porção de atividade física diária.

 

Observar

Quantas vezes, essa semana, você observou o pôr do sol ao sair do trabalho? Qual a cor das flores daquela árvore na esquina da sua rua? São essas e tantas outras coisas acontecendo ao nosso redor que seria exaustivo listar o que deixamos de notar ao nos deslocarmos a mais de 30 km/h dentro de veículos, espremidos no corredor de um ônibus ou no subsolo. O transporte a pé proporciona uma vivência do ambiente incomparável aos outros meios de transporte. O voluntário Corrida Amiga, não só tem essa experiência no seu cotidiano, como também ajuda as pessoas a enxergarem e experimentarem a cidade com essa outra perspectiva.

 

Aprender

O voluntário Corrida Amiga, quando ajuda uma pessoa a superar seus desafios no deslocamento a pé, sempre aprende algo diferente. Logo de início, conhece uma nova pessoa, suas experiências, desafios e vontades para caminhar e correr pela cidade. Aprende sobre o trajeto que essa pessoa pretende fazer para melhor auxiliá-la. As dúvidas surgem e é preciso buscar informação para saná-las. O aprendizado constante é garantido, cada atendimento é único, porque as pessoas e os trajetos têm suas particularidades.

 

Doar

Em qualquer ação voluntária é óbvio reconhecer que algo está sendo doado. O voluntário Corrida Amiga doa seu tempo e conhecimento as pessoas que desejam se deslocar a pé como meio de transporte, sendo assim, protagonista de mudanças maiores na comunidade onde vive. Mas devemos reconhecer que esse “doar” não é totalmente altruístico, afinal também recebem por esta ação, como Bem-Estar, por exemplo.

 

Então, essa semana, pense no que você pode fazer diariamente para melhorar seu bem-estar. Eu dou uma dica, vá a pé e se cadastre como voluntário Corrida Amiga.

 

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *