Idioma:

Formação Corrida Amiga, o FoCA! Confira como foi ;)

15078650_1206466589420334_7835638588440281881_n

No último sábado, 26 de novembro, o Instituto Corrida Amiga promoveu a 1ª “Formação Corrida Amiga”, o FoCA. O evento reuniu 21 pessoas no espaço de coworking da organização, localizado em Pinheiros/ SP, a fim de promover o engajamento em prol do transporte a pé, vestindo a camisa da Corrida Amiga na teoria e na prática.

Entre os participantes, muitos já estavam sensibilizados com a causa da mobilidade a pé e de algum modo eram engajados nas atividades da organização, mas boa parte do grupo era formado por interessados em aprender e compartilhar experiências sobre mobilidade urbana sustentável, uma vez que realizam a maior parte dos trajetos usando carro. Portanto, encontraram no FoCA uma oportunidade interessante de combinar atividade física, diminuindo o trânsito e também de apreciar a cidade.

O FoCA começou com um delicioso café da manhã, cardápio elaborado pela nutricionista esportiva Serena Del Favero, e após, seguimos para a apresentação dos participantes, num descontraído e verdadeiro bate-papo! Em seguida, mostramos os 3 “pés” de atuação do Instituto: serviço social voluntário corrida amiga; campanhas e políticas públicas.

Depois de um breve intervalo, utilizando como base o Guia de Deslocamento Ativo – Andar e Correr pelas Cidades – mostramos o que é Corrida Amiga na prática, compartilhando dicas e experiências do nosso cotidiano.  E fomos para o a Pé na Prática, uma caminhada de pouco mais de 3km convidando as pessoas a experimentarem o deslocamento a pé com o olhar aguçado para convivência harmônica com os outros meios de transporte e também para o despertar da cidadania ativa, ou seja, para que as cidades priorizem de fato o pedestre nos desenhos urbanos. O trajeto foi finalizado na ponte da estação Sumaré do metrô, ou melhor, no ‘mirante da ponte sumaré’, ressaltando as belezas da cidade que só que está com os pés nas ruas é capaz de sentir e perceber.

O dia foi encerrado com o Sonhe Corrida Amiga e que formaram-se três grupos para discutir os desafios e perspectivas da organização Corrida Amiga com base na teoria apresentada e na vivência prática na rua. A partir disso, os grupos elencaram desejos, propostas e sonhos.

gif-mapa-dos-sonhos

Diante de tantos expectativas apresentadas no Mapa dos Sonhos da Corrida Amiga, cada participante refletiu de que modo poderia contribuir para a organização realizar esses sonhos e manifestou-se por meio de uma carta endereçada à organização.

Agradecemos a cada um/a que doou seu tempo, energia e carinho em nome de um mundo diferente cuja transformação começa a partir dos pés. Parabéns aos participantes da Formação Corrida Amiga que deram esse importante passo pelas pessoas e pelas cidades!

Em 2017 tem muito mais!

Agradecimentos

Aos participantes

Ao Alexandre Bunemer (fotógrafo voluntário)

À Serena Del Favero (nutricionista esportiva voluntária)

Ao Time Corrida Amiga

camiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *